Mala de mão: O que pode e o que não pode levar
É um tema complicado na hora de fazer as malas. Mesmo viajando com frequência sempre esquecemos e para quem vai fazer a primeira viagem de avião fica mais difícil ainda. Aqui, nós vamos falar o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão. Veja.
O que é a bagagem de mão?
Diferente do que o nome sugere, e o que muitas pessoas pensam, a bagagem de mão não é a sua bolsa ou mochila. Ela é uma bagagem de tamanho compacto, pode ser mala, bolsa de viagem, mochilas, o que importa é que caiba no bagageiro da cabine, logo acima da cabeça dos passageiros.
Aproveitando, o ideal é que ela seja acomodada à frente da sua cadeira, mas às vezes fica um pouco longe em voos lotados, por isso, lembre-se de onde colocou.
O melhor da bagagem de mão é que o transporte dela é gratuito, no entanto, precisa estar de acordo com as normas da companhia em relação às medidas.
Regras atuais
Voos nacionais/ domésticos
No ano passado, 2019, as companhias aéreas nacionais estabeleceram um padrão para seus voos. Para os voos das companhias Latam, Gol e Azul, fica assim:
Para objetos pessoais mochila/bolsa, as medidas máximas em centímetros são:
20 (comprimento) x 35 (largura)x 45 (altura)
Para malas, as medidas máximas em centímetros são:
35 (comprimento) x 25 (largura) x 55 (altura)
Voos internacionais
Se caso sua viagem seja pelas mesmas companhias que citamos acima, as medidas serão as mesmas.
No entanto, se você vai viajar por outras companhias, as estrangeiras, é preciso conferir as regras de medidas máximas da que escolheu, uma vez que cada uma tem sua regra.
Além do tamanho da bagagem, é importante se atentar para outras regras. Objetos com forma pastosa ou líquida, como condicionador, xampu e hidratante, não possuem restrição em voos domésticos, mas para os voos internacionais o limite é de 100ml por embalagem. Se levar mais do que isso, vai precisar jogar fora quando passar pelo raio-x.
Para os voos domésticos, você pode levar líquidos à vontade, mas se atente para o peso da mala.
O que não pode levar na mala de mão
Na mala de mão não pode levar armas de fogo (qualquer uma, inclusive, réplicas), armas brancas (facas e objetos cortantes e com pontas, que possam ferir alguém), isqueiros, sprays de pimenta, líquidos explosivos, inflamáveis, alvejantes, ácido e venenos.
Dúvidas frequentes sobre a bagagem de mão
Posso levar uma bolsa e a mala de mão?
Sim. Toda companhia permite que você embarque com um item pessoal e a mala de mão. Portanto, esse item pessoal pode ser a mochila, sacola, bolsa de ombro etc. Não tem problema levar casacos nas mãos e não conta como objeto pessoal.
O que pode levar no item pessoal (mochila/bolsa)
O ideal é que na bolsa você leve os itens que vai precisar como documentos, dinheiro, cartões de crédito, eletrônicos (celular e notebook), remédios e itens de higiene.
Sendo item pessoal ou mesmo a bagagem de mão, vai passar pelo raio-x e, caso algo suspeito seja encontrado, você será revistado.
Se vai despachar a mala, leve uma muda de roupa, pois pode ajudar caso haja extravio.
Pode levar remédio no avião?
Sim, desde que na embalagem original. É indicado levar uma prescrição médica, em caso de remédios controlados ou contínuos, e ainda em nome do passageiro.
Dependendo do destino, as malas de mão são suficientes. Aqui no Ceará, que o clima é ótimo o ano todo, basta separar os chinelos, roupas leves e o protetor solar. Reserve a melhor estadia aqui.
Quem viu esse texto também viu:
Deixe uma resposta